Apostila escrita e publicada por Dom Vito Alberti Lavezzo, sob orientação do Papa Bento IV.

AULA 1 - Clero e Hierarquia da Igreja


AULA I - Clero e Hierarquia da Igreja

O clero é o conjunto que forma a hierarquia, logo eles são os “CLÉRIGOS” por fazerem parte do “CLERO”.

A hierarquia é uma organização entre os membros de um grupo, com graus sucessivos de poderes, de situação e de responsabilidades.

Papa - Cabeça do colégio apostólico e primeiro entre todos os cristãos. É ele responsável por nomear os demais bispos e cooperadores para o funcionamento do organismo da igreja.

Cardeais - Príncipes da santa Igreja, cooperadores diretos do papa e principais auxiliares na Igreja de Cristo. Sua principal ação é dar um novo papa para a igreja quando no período de sé vacante (quando um papa renuncia ou morre).

Bispos - Podem ser auxiliares de outras arquidioceses, coadjutores (com direito à sucessão) ou de uma diocese particular.

  • Arcebispos - os arcebispos podem ser metropolitas (responsável por uma arquidiocese metropolitana), arcebispos pessoais (responsáveis por uma arquidiocese pessoal e extra territorial) ou titulares (arcebispos com títulos mais sem arquidiocese). Assim como todos os membros do episcopado, eles são nomeados diretamente pelo papa. Apenas Bispos e Cardeais podem ser nomeados Arcebispos Metropolitanos e pessoais. Já o arcebispo titular só pode ser uma nomeação concedida a bispos, para reconhecer seus bons serviços prestados.


Padres - Cooperadores diretos do  bispo ou arcebispo, tem como missão fundamental e inviolável celebrar fidedignamente e diariamente a santa missa. São os principais colaboradores para á evangelização e incentivo do povo de Deus.

  • Monsenhores - Padres já com longo tempo de serviço condecorados diretamente pelo papa a pedido de um (arce)bispo (arqui)diocesano. Podem haver também padres nomeados monsenhores par ao auxilio pessoal do papa. Além disso, padres que são eleitos ao episcopado, recebem título de Monsenhor até sua sagração episcopal.
  • Cônegos - Padres com longo tempo de trabalho, que recebem do (arce)bispo ou (arqui)diocesano a honraria de cônego, tendo como sua função aconselhar o arcebispo sempre que convocado.


Diáconos - Homens ordenados e fiéis anunciantes do santo evangelho e cooperadores dos padres e bispos, podem ser permanentes (homens casados mais que auxiliam á igreja) ou transitórios (seminaristas em preparação para o sacerdócio).

Resumidamente á hierarquia da santa igreja em forma crescente fixa-se em: Diáconos - Padres (inclusos Monsenhores e Cônegos) - Bispos (e Arcebispos) - Cardeais - Papa.

A imagem abaixo exibe os hábitos clericais de cada cargo. Esses hábitos são as denominadas batinas e vestes corais/tropicais. (O formador deve vestir-se com os principais hábitos diante do seminarista, para confirmar o entendimento).


1° OBS: É importante deixar claro que Padres, Cônegos e Monsenhores são membros de um mesmo grupo eclesiástico denominado "Presbíteros". Em outras palavras, estes três títulos possuem a mesma autoridade, sendo que Cônegos e Monsenhores são portadores de títulos de honraria.

2° OBS: A mesma coisa vale ser dita em relação aos Bispos e Arcebispo. A diferença entre ambos é que os Arcebispos são epíscopos que são responsáveis por governar uma Arquidiocese ou titulares.

3° OBS: A hierarquia eclesial é dividida em três grupos. São estes os Diáconos, os Presbíteros (Padres em geral) e os Epíscopos (Bispos, Cardeais e Papa).