AULA III - A Santa Missa
*Recomenda-se que o formador dê esta aula usando uma igreja para praticar o rito da Santa Missa, apresentando o site do missal romano ao Diácono.
A santa missa é um grande e preciosa joia na santa igreja, por isto ela é composta de um conjunto de ações e momentos, tornando-a complexa e digna.
Somente aqueles acima de diáconos,podem celebrar a santa missa.
As Partes da Santa Missa
• Ritos Iniciais
• Liturgia da Palavra
• Profissão de Fé (em solenidades)
• Preces dos Fieis
• Liturgia Eucarística
• Prefácios
• Orações Eucarísticas
• Rito da Comunhão
• Ritos Finais
(Leia as partes da santa missa mais detalhadamente abaixo)
Subida ao altar - O Sacerdote em procissão dirige-se ao presbitério á qual saudá-o com uma breve reverencia, simbolizando sua submissão á igreja esposa de Cristo.
Beijo ao altar - O Beijo do Altar o sacerdote junto a seus concelebrantes beijam ao altar em sinal de obediência á Cristo que será repartido naquele altar.
Incensação ao santo altar - O ato de incensar o santo altar quer lembrar á purificação que trás o agradável odor do incenso. A incensação só é feita em missas solenes.
Ato de penitência - O Ato penitencial é o momento em que de coração sincero reconhecemos ser fracos e pecadores. E com tal ato reconciliamos nosso coração junto ao pai,para lhes render graças.
Hino de louvor - O Glória o canto do gloria é uma oração que deve ser entoada nas solenidades e missas dominicais após o perdão (Ato penitencial) bendize ao senhor por seus favores e seu imenso amor.
Oração colecta - Oração do dia é a oração coletiva de todos, que eleva á Deus as preces e pedidos da comunidade presente.
Leituras - As leituras vão á cada dia diferentes seguindo um livro próprio (lecionário) segue-se três leituras I Leitura, Salmo e Evangelho podendo em solenidades haver uma segunda leitura.
Aclamação ao evangelho - A aclamação ao evangelho, toda comunidade acolhe á boa nova do senhor aclamando com alguma antifona ou cântico todos de pé, o celebrante proclama á sagrada leitura.
Evangelho - O Evangelho, é o máximo momento da liturgia da palavra, assim todos atentos ouvem á boa nova.
Incensação do santo evangelho - Ao incensar o sagrado livro á qual será proclamada á boa nova, quer novamente purifica-lo e elevar á importância da palavra á ser proclamada. A incensação do evangelho só é feita em missas solenes.
Homilia - A homilia é o momento em que o presidente da missa leva á comunidade presente a refletir as leituras lidas por meio de suas próprias palavras com base em meios cristãos. A homilia é obrigada ao menos para todas missas dominicais. Para um melhor aprendizado em homilia, o formador deve dar dicas de homilética. O seminarista deve procurar o Orientador de Homilética do Seminário para um melhor aprofundamento no assunto.
Profissão de fé - Credo: é a oração á qual se professa e oficializa á fé, é uma confirmação do povo de Deus, dá fé que conserva.
Oração universal - Preces dos Fiéis: momento em que os fieis junto á igreja universal elevam á Deus algumas preces e intenções coletivas.
Apresentação das oblatas - Ofertório momento pelo qual á assembleia oferta os dons á serem consagrados. A qual o sacerdote deve recebe-los e eleva-los aos céus, á qual serão consagrados futuramente, o pão e o vinho.
Incensação das oblatas e do altar - A incensação das santas oblatas quer purifica-las á fim de que tais oferendas sejam dignamente apresentadas ao que se virá á se tornar. A incensação só é feita em missas solenes.
Incensação do celebrante e concelebrantes - Aqueles que celebram são incensados á fim de que sejam purificados para, mais puros poderem fazer o sagrado ato. A incensação dos celebrantes e concelebrantes só é feita em missas solenes.
Incensação da assembleia - A assembleia como povo de Deus, também é incensada para dignamente poderem acompanhar e render graças. A incensação da assembleia só é feita em missas solenes.
Oração sobre as oferendas - A oração sobre os dons, o momento pelo qual junto-se á assembleia ao sacerdote, por meio da oração eleva os dons e preces apresentadas á Deus.
Prefácio - O prefácio: oração de cada dia designa missa, havendo o prefácio fixo á todas as celebrações que se encontra no missal romano, podendo-se haver prefácios para todas as missas um próprio.
Santo - Santo oração ou cântico pela qual se bendize á Deus junto também á Cristo, transmitindo sua majestade e poder.
Oração Eucarística - Oração pela qual transforma o pão e o vinho em corpo e sangue, dispondo-se de XI no missal romano á disposição para o celebrante escolher uma.
Doxologia - A doxologia é o momento pela qual se apresenta elevando o sagrado corpo e sangue e lembrando que tudo oque Cristo fez foi por amor e obediência.
Rito da santa comunhão - Rito da comunhão momento a partir da oração do pai nosso, conserva-se um momento mais intenso para a preparação para á comunhão, não pode nem deve ser modificado em momento algum.
(Momentos que se fixam dentro do rito da comunhão)
• Pai Nosso
• Oração da Paz
• Saudação da Paz
• Cordeiro de Deus
Comunhão - A comunhão momento da partilha do precioso dom o corpo e o sangue de Cristo, qual deve ser entregue perpetuamente na boca, á quem esteja dignamente preparado para receber.
Oração depois da comunhão - A oração pós-comunhão oração coletiva á fim de elevar á Deus as graças por ter permitido tal graça da comunhão.
Avisos e lembretes - Os avisos da comunidade, momento pelo qual se é dado algum aviso previsto pela comunidade paroquial.
Benção final - A benção final é a benção, que após todo o ritual sagrado todos foram fortalecidos na fé, o sacerdote em pessoa de Cristo concede á benção como esta nas rubricas do missal romano.
Despedida e envio - Despedida, é um incentivo para aqueles cristãos que participaram bem da missa saem em envio á missão e firmes em Cristo e na fé.
Teste
Assim como no fim da formação do diácono, aqui o diácono deve estudar todo o conteúdo dado nas aulas de formação presbiteral. Após isso, deverá fazer um teste final com o Reitor e Prefeito da Congregação para a Educação Católica. Caso aprovado, estará apto para ser um sacerdote.